Flash – Taxa Selic mantida em 7,25%

07 flasheconomico 02_corretoEm decisão unânime, o Copom manteve a taxa Selic em 7,25%, em linha com o consenso do mercado. No entanto, no comunicado divulgado após a reunião, o Copom retirou a sentença que dizia: “a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta”.

Ao mesmo tempo, o Copom mencionou que irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico para definir os próximos passos da política monetária. Para nós, a declaração pode significar a adoção de uma estratégia mais dependente aos dados\, o que aumenta a probabilidade de um ciclo de aperto monetário nas próximas reuniões. Apesar desta mensagem, vamos aguardar a divulgação da ata (em 14 de março) para definir a nossa perspectiva com relação à política monetária. Até agora, esperamos que a taxa Selic mantenha-se estável durante este ano.

Pontos-chave

De acordo com a declaração: “Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas de inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 7,25%. O comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até a próxima reunião para definir os próximos passos da estratégia de política monetária “.

A ata do Copom, a ser divulgada em 14 de março, irá esclarecer as principais motivações para a decisão de excluir a expressão “período suficientemente prolongado” do comunicado. Para nós, a ata provavelmente se concentrará sobre as perspectivas de deterioração do cenário inflacionário, enfatizando a alta inércia embutida nos recentes números do IPCA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: