Flash 2 – Produção industrial bem acima do consenso do mercado

07 flasheconomico 02_corretoProdução industrial (PI) subiu 2,5% em janeiro ante dezembro , ficando bem acima das nossas expectativas e do consenso. O crescimento foi generalizado entre todas as categorias de uso, com destaque para o enorme aumento na produção de bens de capital. Apesar da surpresa, não esperamos que o fraco desempenho da indústria nos últimos anos , em comparação aos outros setores da economia, seja revertido no curto prazo. Isto é, mesmo reconhecendo a melhora na produção de bens de capital em janeiro, a queda acentuada na produção de automóveis em fevereiro sugere uma acomodação da produção neste mês.

Pontos-chave

Entre as categorias da produção industrial, bens de capital, bens duráveis, bens intermediários e bens não duráveis subiram 8,2%, 2,5% , 0,9% e 0,2%, respectivamente ( janeiro ante dezembro). Portanto, a expansão da produção em janeiro foi generalizada. Segundo a Anfavea, a produção de automóveis caiu 10,5% em fevereiro (4,8% em janeiro), sugerindo que o aumento da produção de bens duráveis em janeiro é provavelmente temporário.

Houve algumas revisões na série histórica original, quanto na ajustada sazonalmente. Agora, a produção industrial aumentou 0,2% mês ante mês, em dezembro (de 0%), ao passo que, em outubro, houve um aumento de 0,9% (de 0,6%). Assim, a média móvel de três meses da produção industrial aumentou 0,4% em janeiro ( ante -0,1% em dezembro), confirmando o melhor desempenho da produção na margem.

Além disso, de acordo com o nosso procedimento de ajuste sazonal, a construção civil cresceu 1,7% mês ante mês em janeiro, revertendo a queda deste indicador observada nos dois meses anteriores. Em uma base intraanual, a série expandiu 1,7% (-4,1% em Dezembro), reforçando o forte desempenho do setor industrial em janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: