Como evitar fraudes envolvendo contas e dados bancários

fraude-blogJá ouviu falar de Engenharia Social?

Engenharia social é a prática utilizada para se obter informações sigilosas ou importantes de empresas e sistemas, enganando e explorando a confiança das pessoas.
Esta prática, apesar de conhecida, continua se remodelando e fazendo novas vítimas de fraudes bancárias.

O Fraudador faz contato direto com a vítima via telefone, email ou pessoalmente e utilizando-se de técnicas de comunicação, exploração de confiança e postura profissional obtém as informações necessárias para aplicar uma fraude, uma invasão de contas por exemplo.
Há outros tipos de técnicas aplicadas pelos fraudadores.

O “Phishing”, termo oriundo do inglês (fishing) que quer dizer pesca, é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos; senhas, dados financeiros como número de cartões de crédito e outros dados pessoais. O ato consiste em um fraudador se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por email, mensagem instantânea, SMS, dentre outros. Como o nome propõe (Phishing), é uma tentativa de um fraudador tentar “pescar” informações pessoais de usuários desavisados ou inexperientes. (fonte:Wikipédia).

Pensando em proporcionar maior segurança aos nossos clientes, o Citi destaca algumas dicas que previnem ações fraudulentas em contas bancárias:

– Nunca divulgue sua senha do Internet Banking a terceiros e troque-a a cada 30 dias;
– Utilize senhas de difícil adivinhação e fique atento ao digitá-la na presença de outras pessoas;
– Guarde sua senha com o mesmo cuidado que tem com seus objetos de valor, não anotando-a em talões de cheques, verso do cartão de débito/crédito, agendas, arquivos de computador ou em locais que outras pessoas possam vir a ter acesso;
– O código eletrônico, senha para confirmar algumas transações para outras contas, é solicitado em caso de segurança adicional, deve ser enviado por SMS aos celulares que você autorizar e é válido por uma sessão ou até 24 horas após a solicitação;
– Ao digitar sua senha no teclado virtual do Internet Banking você ganha uma proteção adicional contra vírus ou programas que capturam dados e que podem estar instalados em seu computador;
– Com a mesma funcionalidade, o teclado codificado do Internet Banking fornece uma tabela de letras diferente a cada transação, o que aumenta a segurança de suas operações cada vez que digita sua senha correspondente;
– O Citi não envia e-mails com link e nem solicita informações pessoais por de e-mails. Por isso, suspeite de mensagens que perguntem informações pessoais;
– Só abra e-mails de fontes conhecidades, preste atenção a e-mails SPAM e com anexos, e cuidado ao acessar o Internet Banking por meio de links.

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