Flash econômico – Inflação oficial acelera para 0,86% em janeiro

07 flasheconomico 02O IBGE divulgou agora a pouco o IPCA de janeiro de 0,86% mês ante mês. Este resultado ficou ligeiramente acima do consenso de mercado. No acumulado de doze meses, a inflação anual atingiu 6,15% (em comparação com os 5,84% em dezembro). As principais pressões de alta no IPCA mensal foram os preços de alimentos e despesas pessoais. O primeiro grupo mostrou alta de 1,99% em janeiro, ante 1,03% em dezembro, enquanto o segundo registrou avanço de 1,55%.

Em contrapartida, os custos de habitação diminuíram 0,20%, impulsionados pela queda na tarifa de energia dos consumidores. O núcleo da inflação permaneceu praticamente o mesmo em comparação com os valores elevados registrados no mês passado. Portanto, mantendo-se acima do limite superior da meta de inflação (6,5%).

Com relação ao esperado para fevereiro, uma inflação mais baixa (em torno de 0,45%), refletindo o impacto ainda maior da queda dos preços de energia e aumentos menores nos preços dos cigarros, ainda que haja o impacto causado por aumentos no preço do combustível e aumentos sazonais em educação. Para 2013, continuamos esperamos um aumento na inflação de 5,6%.

Pontos-chave

No resultado mensal, os preços dos alimentos aumentaram 1,99%, superior ao 1,03% registrado no IPCA de dezembro. Além disso, despesas pessoais subiram 1,55% mês ante mês (1,6% em dezembro), refletindo principalmente os aumentos nos preços dos cigarros.

A média das medidas de núcleo da inflação atingiu 0,67%, ligeiramente acima do valor de 0,66% registrada no IPCA de dezembro. Esta média em janeiro representou 8,3% em termos anualizados, portanto, acima do limite superior da meta de inflação de 6,5%. O índice de difusão (que mede a proporção de itens com taxa de variação positiva) também aumentou para 75,1% (de 70,5% em Dezembro).

Por último, a inflação sobre serviços diminuiu ligeiramente para 8,6% nos últimos 12 meses, em comparação com o percentual registrado em dezembro, de 8,7%. Como esses preços estão relacionados com as condições do mercado de trabalho, não esperamos que a inflação sobre serviços diminua consideravelmente num futuro próximo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: