Nível de emprego praticamente estável e salários diminuem

07 flasheconomico 02_corretoA taxa de desemprego atingiu o nível mais baixo da história neste mês de dezembro, ficando em 4,6%. Apesar disso, o número veio um pouco acima das expectativas do mercado.

Em uma base ajustada sazonalmente, a taxa de desemprego se manteve estável em 5,4%, mantendo-se próximo do mínimo histórico (5,3%). A pesquisa mostrou um nível de emprego praticamente estável em meio a novo aumento na força de trabalho

Os salários reais diminuíram na margem, mas continuaram aumentando acima da produtividade do trabalho, ano ante ano, apoiando a visão das condições apertadas de mercado de trabalho. Para os próximos meses, dada a nossa visão de que o crescimento do PIB provavelmente vai mostrar aceleração gradual, não esperamos deterioração das condições do mercado de trabalho.

Pontos-chave

De acordo com a nossa medida com ajuste sazonal, a taxa de desemprego permaneceu estável em 5,4% em dezembro e perto de seu nível mais baixo de 5,3% registrada em agosto do ano passado. O emprego ficou estável na margem, enquanto a força de trabalho cresceu 0,2% no mês, implicando em aumentos anuais de respectivamente 3,1% e 3,0% (de 2,8% e 2,5%).

Quanto aos rendimentos, os salários reais diminuíram 0,3% na margem, de acordo com a nossa medida com ajuste sazonal, enquanto o crescimento ano ante ano atingiu 3,2% em dezembro (5,3% em novembro). Dado que estimamos que a produtividade do trabalho aumente a uma taxa em torno de 1,5% ao ano, o aumento dos salários reais continua a sugerir uma pressão para cima na inflação nos próximos meses.

De acordo com nossos cálculos, a participação da força de trabalho alcançou seu mais alto nível em dezembro, em uma base ajustada sazonalmente (58%), mostrando uma tendência de queda da taxa de desemprego. Esta evidência suporta a perspectiva de escassez de oferta de trabalho, sugerindo novas pressões de alta sobre os salários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: