Flash – Copom mantém juros a 7,25% e destaca a pior relação entre inflação e crescimento

07 flasheconomico 02_corretoPor decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por manter a Selic, taxa básica de juros do país, em 7,25% a.a., em linha com a maioria das projeções do mercado, incluindo a nossa. No seu relatório, o comitê afirmou que “considerando o balanço de riscos para a inflação, que apresentou piora no curto prazo, a recuperação da atividade doméstica, menos intensa do que o esperado, e a complexidade que ainda envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta.”

A menos que a ata do Copom, demonstre uma maior preocupação com a inflação, nós mantemos nossa previsão de que o ciclo de afrouxamento monetário será retomado, através de uma redução da taxa Selic de 0,25 ponto percentual na próxima reunião, a ser realizada nos dias 5 e 6 de março.

Pontos-chave

A ata do Copom, que será divulgada no próximo dia 24, deverá esclarecer sua visão do Comitê acerca da relação entre uma recuperação mais lenta e uma inflação mais alta. Acreditamos que o comitê deverá enfatizar que o crescimento econômico está ganhando força, embora a um ritmo mais lento do que o anteriormente estimado. Por outro lado, a ata deverá ressaltar que as crescentes pressões na inflação vistas recentemente refletem, principalmente, o aumento nos preços de cigarros e alimentos.

Vale destacar que o Copom não mencionou que a convergência da inflação para a meta será de forma não linear. Para nós, isso pode indicar que o comitê espera um declínio contínuo na inflação acumulada em 12 meses nos próximos meses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: