Use o seu lado racional nas compras

*Por Eduardo Forestieri

E está aberta a semana nacional de início de regime e a temporada de promoções do início do ano. Já comemos e bebemos tudo que podíamos e o que não deveríamos nos últimos dias e agora é hora de voltar para a rotina e começar a colocar os planos em prática, também entramos no tempo em que grande parte dos centros de comércio aproveitam as primeiras semanas de janeiro para finalizar os estoques que ficaram do Natal e anunciam descontos e facilidades de pagamento.

Neste momento, vale a pergunta: o racional sempre funciona? Mais ou menos. Quem tem o hábito de comprar sem pesquisar, acaba gastando mais quando se defronta com um anúncio de desconto, uma barganha. É comum, por exemplo, ficarmos tentados a levar duas camisas em lugar de uma, só porque a segunda peça tem desconto. Mas será que precisamos mesmo deste outro item? Ou é só impulso?

Outro exemplo rápido. Se perguntarmos a alguém o que é preferível: a assinatura de um jornal impresso por R$90,00 ou a assinatura de um jornal online+impresso por R$ 110,00, a segunda opção será a escolha da maioria – mesmo de quem nunca irá abrir a edição no computador.

Se você aguarda este momento de promoções para fazer grandes compras, tenha o cuidado de criar uma lista em casa com o que é realmente necessário e importante. Procure segui-la e não se deixe levar pelos grandes descontos das vitrines. Às vezes vale mais visitar um outlet. Se o produto é algo que você está acostumado e os preços são seus conhecidos, aproveite o momento para checar se os descontos oferecidos são reais. Na dúvida, pesquise e compare. Te parece normal alguém conceder descontos de até 80% de uma semana para a outra? No mínimo o preço da semana anterior não era o justo, será que agora é?

Geralmente, o preço menor está relacionada a queima de estoque ou um produto com avaria. Nestes casos, a loja deve especificar, na gôndola ou expositor, na nota fiscal, recibo ou pedido, os problemas apresentados no produto, detalhando-os ao máximo possível. Nesse caso o consumidor não terá direito a troca em razão das avarias que o produto apresentava no momento da compra. Entretanto, produtos mesmo em promoção podem, sim, ser trocados, se o problema é de defeito que prejudique seu funcionamento.

Ainda frente aos descontos, negocie. Há sempre espaço para baixar mais o preço, especialmente se você compra em maior quantidade ou paga à vista. E por falar nisso, não pode haver diferenciação de preços à vista no dinheiro, cheque, cartões de débito e crédito (sem parcelamento). E o comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito (está é até polêmica, mas é a Lei de Direitos do Consumidor). Se optar pelo pagamento à prazo, faça as contas, pois inevitavelmente há sempre juros embutidos, mesmo que o comerciante não deixe tão claro.

No site do Procon há recomendações importante como avaliar e testar os produtos antes da aquisição, seja estado de conservação, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem. Na compra de eletrônicos e eletrodomésticos, sempre que possível, teste o produto ainda no interior da loja. Ou certifique com a loja o prazo para a troca e garantia de que o produto será substituído caso seja constatado algum defeito no momento da instalação.

Não esqueça que janeiro também é mês de pagamento de impostos, despesas com escola, entre outras despesas que podem onerar suas contas no final do mês.

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: