Flash – Reduzimos nossas previsões para o PIB de 2012 e 2013

A partir do desempenho frustrante do PIB no terceiro trimestre de 2012 (0,6%) revisamos para baixo nossa previsão de crescimento do PIB neste ano. Apoiados pelo nosso modelo de indicadores antecedentes brasileiro, esperamos que o crescimento do PIB no último trimestre atinja 0,8% trimestre ante trimestre, levando nossa expectativa de PIB anual para 0,9%, menor do que a estimativa anterior de 1,4%.

O resultado do PIB no terceiro trimestre em conjunto com o panorama atualizado para o quarto trimestre sugerem uma significativa mudança no paradigma de crescimento do PIB. Em outras palavras, o inesperado aumento do hiato do produto (a distância entre o PIB real e o PIB potencial) visto no último anúncio, deve ter lugar novamente no quarto trimestre. É importante ressaltar que esta revisão do cenário ainda é consistente com nossa visão de que a aceleração do crescimento do PIB deverá continuar, embora a um ritmo mais moderado do que o previsto anteriormente.

Continuamos a acreditar que fatores globais e domésticos estão provavelmente por trás do desempenho decepcionante do PIB nos últimos trimestres. No entanto, também reconhecemos que as melhorias em todos estes fatores têm sido mais graduais do que se pensava anteriormente.

Finalmente, dada a perspectiva de expansão mais lenta, também rebaixamos nossa estimativa de crescimento do PIB em 2013 para 3,4% (de 3,9%). Como esperamos que o consenso de mercado provavelmente vai estabilizará as estimativas de crescimento do PIB em 2012 e 2013 para algo em torno de 1,0% e 3,5%, respectivamente, a nossa nova expectativa de atividade provavelmente vai continuar um pouco mais pessimista do que o consenso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: