Flash – Desempenho fraco do PIB surpreende negativamente o mercado

pib06O PIB do terceiro trimestre de 2012, anunciado hoje pelo IBGE, cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. O resultado está muito abaixo das expectativas de mercado, e das nossas, que eram de 1,2%.
Este resultado foi afetado pelo desempenho frustrante do setor de serviços (do lado da oferta), e pela a contração significativa dos investimentos (do lado da demanda). Além disso, o período marcou o sétimo trimestre consecutivo em que o PIB expande-se abaixo do PIB potencial, consequentemente, ampliando o hiato do produto. A partir deste resultado, vamos rever nossas expectativas para o PIB no final de 2012 e final de 2013, que eram, respectivamente, de 1,4% e 3,9%.

Pontos-chave

Olhando o lado da demanda, o consumo privado e do governo aumentaram 0,9% e 0,1%, respectivamente, enquanto os investimentos caíram 2,0% em relação ao período anterior. Neste último caso, representando a quinta queda consecutiva. Além disso, as exportações aumentaram 0,2% enquanto as importações contraíram 6,5%. Do lado da oferta, o setor agrícola cresceu 2,5%, enquanto a indústria cresceu 1,1%. O setor de serviços teve um desempenho decepcionante, permanecendo estável neste 3o. trimestre.

O IBGE revisou a série com ajuste sazonal. A nova série mostra que no segundo trimestre, o PIB brasileiro cresceu 0,2% menor do que o divulgado anteriormente. Com isso, desde o primeiro trimestre de 2011, o crescimento do PIB está abaixo do PIB potencial, representando um aumento contínuo do hiato do produto.

Considerando os números do PIB do terceiro trimestre, as nossas expectativas de 1,4% e 3,9% para 2012 e 2013 podem ter sido otimistas demais. Portanto, revisaremos ambas as estimativas nos próximos dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: