Flash – Copom mantém taxa Selic em 7,25% ao ano

Em decisão unânime, o Copom manteve a taxa Selic em 7,25%. Em comunicado divulgado após a reunião, o Copom disse que, “dado o equilíbrio dos riscos de inflação e a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado, manter a taxa é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta “. Com isso, o Copom reforça a perspectiva de uma Selic estável nas próximas reuniões. Esperamos, assim, que a normalização da política monetária comece apenas em outubro de 2013.

Pontos-chave

Na declaração, o Copom menciona que “Considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear.”

A ata do Copom, que será divulgada no dia 6 de dezembro, deve esclarecer as razões desta decisão. Para nós, o Copom provavelmente vai enfatizar que o crescimento econômico está gradualmente ganhando força com a inflação ainda acima do centro da meta (apesar de estar dentro dos limites da meta), devido ao choque de preços de commodities.

Na sexta-feira, 30 de novembro, o IBGE vai divulgar o PIB do terceiro trimestre. Esperamos um aumento de 1,2% trimestre sobre trimestre. Se a nossa previsão estiver correta, será a primeira expansão trimestral acima do crescimento potencial desde o quarto trimestre de 2010. Para nós, dados os vários estímulos na economia, este ritmo de expansão tende a persistir, motivando o Banco Central a iniciar a normalização da política monetária em outubro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: