As finanças da sua empresa merecem cuidado. Veja estas dicas

Falamos aqui várias vezes sobre suas finanças pessoais, planejamento e economia. Uma parte disso tudo também gira em torno dos seus negócios, caso você seja empreendedor. Trouxemos aqui algumas dicas para a organização financeira de sua empresa.

– Não misture sua conta pessoal com a empresarial:

Mantenha diferentes contas bancárias e meios de pagamentos distintos. O ideal é ter uma para a empresa e outra para a pessoa física. Assim, o dinheiro da empresa entra na conta da empresa e para as despesas dela serão usados cheques ou cartão corporativo.

Também mantenha uma carteira para a empresa e outra para as suas aplicações pessoais. Além de objetivos diferentes, existem, no mercado, produtos específicos para cada um dos casos.

– Coloque os números no papel

Planejar o orçamento da empresa é fundamental identificar oportunidades. Ao longo do ano, reveja o plano e ajuste.

– Defina bem os preços
Considere os custos de produção do produto, despesas fixas, impostos e a margem de lucro esperada. Parece simples, mas são poucos os empresários que fazem esse exercício.

– Administre o capital de giro

A falta de capital de giro é um dos grandes entraves para o crescimento de uma empresa. À medida que a empresa se expande, as despesas variáveis aumentam, levando a uma necessidade de aumento de capital de giro. A receita pode não aumentar da mesma forma. Isso porque você pode vender a prazo e precisar investir à vista no negócio.

– Negocie prazos

O “pulo do gato” é conseguir que o prazo que você dá a seu cliente, seja compatível com o prazo que você tem para pagar seu fornecedor. O equilíbrio é fundamental para manter o capital de giro.

A capacidade de controlar o estoque e de saber quanto tempo ele demora para ser vendido ou transformado permite identificar se o negócio está crescendo ou minguando. Essa capacidade também indica o valor que poderia ser usado em outros pagamentos e investimentos e que está atrelado a bens improdutivos.

– Saiba quais são os bens de sua empresa

Reavalie frequentemente o valor dos equipamentos, móveis, ponto entre outros bens de sua empresa.

– Não “financie” o cliente

Pense e faça muito bem as contas antes de emprestar dinheiro, vender “fiado, ou conceder crédito. É preciso analisar a real capacidade da empresa em conceder parcelamento, perceber se isso vai representar falta de dinheiro que precisará ser coberta por empréstimo no mercado.

– Primeiro forme seu caixa e tenha um fluxo. Depois invista. Asim você não precisará fazer retiradas do investimento a curto prazo (o que pode reduzir os rendimentos), ou pior, pedir um empréstimo.

E apesar destas dicas, não tenha medo de procurar profissionais ou outros serviços para ajudar. Conheça nossas dicas para sua empresa.

Anúncios

One Response to As finanças da sua empresa merecem cuidado. Veja estas dicas

  1. rmacedobr says:

    Parabéns pelo artigo, é comum vermos blogs com dicas para finanças pessoais e muitas vezes vemos erros básicos serem cometidos por administradores de empresas, maioria deles abordados nesse tema. Meu blog http://www.comunicacaofinanceira.com foi criado para ajudar nesse mesmo objetivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: