Citi e FGV promovem Fórum de Inovação e Sustentabilidade

Hoje, a partir das 18 horas, você poderá acompanhar via Twitter todas as novidades do Fórum de Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor, que acontece em São Paulo, durante a Expocietec 2012.

Como encerramento do Ciclo 2012 do projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), em parceria com o Citi e patrocínio da Citi Foundation, promove a discussão com o objetivo de apresentar as boas práticas no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores e sustentáveis em empresas de pequeno e médio porte no contexto da cadeia de valor de grandes empresas, nas áreas de tecnologia, tratamento de resíduos, limpeza e tratamento de ar e efluentes e cadeia de produtos da biodiversidade.

Haverá no fórum um espaço interativo de disseminação e troca das iniciativas entre os participantes, além da realização de uma mesa de debates com líderes no tema e lançamento do Ciclo 2013 do projeto.

Dos nove casos de negócio em inovação e sustentabilidade que estarão em evidência no Fórum, seis foram selecionados a partir de 24 iniciativas avaliadas pelo GVces no início do projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV). Os outros três casos haviam sido apresentados como iniciativas de referência, no lançamento do projeto, em dezembro do ano passado.

“Estas são experiências positivas entre pequenas e médias empresas (PMEs) na cadeia de valor de grandes corporações, as quais queremos compartilhar como ideias de um ‘Brasil que dá certo’, onde inovação e sustentabilidade caminham lado a lado”, afirma Paulo Branco, coordenador do ISCV. “Com isto pretendemos incentivar outras empresas a contemplarem a inovação em seu plano de negócio, de modo que a façam de forma sustentável e responsável”, completa.

Para Priscilla Cortezze, superintendente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Citi, o projeto tem dois grandes méritos: gerar conhecimento sobre práticas sustentáveis na cadeia produtiva e, tão importante quanto, fazer com que esse conhecimento seja difundido entre os vários agentes do mercado. “Ao final, teremos uma grande rede de pequenas e médias empresas se comunicando com as grandes corporações, promovendo o intercâmbio do que há de melhor nos seus sistemas de produção.”

Os casos

No Fórum de lançamento do projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor, em 15 de dezembro de 2011, foram apresentados três casos que ilustram bem o objetivo e o potencial da iniciativa, envolvendo pequenas e médias empresas e grandes corporações.

A Ouro Verde Amazônia, empresa do município de Alta Floresta (MT), desenvolve uma parceria – e hoje tem como sócio – o Grupo Orsa para a exploração de produtos não madeireiros de origem amazônica, por meio da relação com comunidades locais e da busca pelo manejo sustentável da floresta.

Já a Terpenoil, instalada em Jundiaí (SP), fornece para grandes empresas, como Whirlpool, Santander e Citi, produtos de limpeza para processos industriais que têm na sua composição o terpeno, elemento orgânico encontrado na natureza.

Localizada em Cotia (SP), a Pack Less investiu no desenvolvimento de um novo tipo de palete para transporte de mercadorias, eliminando uso da madeira e gerando uma série de benefícios ambientais e para o negócio de empresas como Braskem, Votorantim Metais e Cabot do Brasil.

A partir do processo seletivo para o Ciclo 2012, surgiram outras iniciativas igualmente interessantes, que também farão parte da publicação que será lançada durante o Fórum de Inovação de Sustentabilidade na Cadeia de Valor. São elas:

Acompanhe via Twitter nossa cobertura em tempo real.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: