Flash econômico – Taxa Selic chega ao patamar de 7,25%

Em uma decisão não unânime, o Copom reduziu a taxa Selic em 25 pontos percentuais, para 7,25%, levando a taxa de juros a um novo nível mínimo. O Copom mencionou que, dado o balanço de riscos da inflação, a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta. Esta frase indica claramente que o Copom pretende manter taxa Selic estável nas próximas reuniões. Portanto, esperamos agora que a Selic permaneça estável até outubro do próximo ano quando, daí, vemos a possibilidades de um novo ciclo de elevação dos juros.

Pontos-chave

No comunicado, o Copom mencionou que “considerando o balanço de riscos da inflação, a recuperação da economia doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não-linear”.

Cinco membros do Conselho apoiaram a decisão de cortar a taxa Selic em 25 pontos, enquanto os outros três votaram para manter a taxa estável em 7,50%.

A ata do Copom, a ser divulgada em 18 de outubro, provavelmente esclarecerão as principais razões desta decisão. Para nós, os sinais de recuperação econômica ainda abaixo do esperado deveriam ter sido a principal razão para a decisão não unânime.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: