Prazo X Risco X Retorno

*Por Eduardo Forestieri (hoje excepcionalmente na terça-feira)

Com a redução da Selic e a queda no retorno nominal dos investimentos de curto prazo, o mercado vem observando uma migração para o longo prazo e se intensificam as conversas sobre aumento de risco. Qual a melhor opção neste momento, é o que você pode se perguntar.

O investimento pessoal ou familiar deve ser calcado por um tripé de decisões: “o quanto suporto correr riscos”; “qual o retorno desejado” e “prazo em que se pode manter o investimento”. A mudança em um destes fatores provoca a alteração dos demais.

Como o governo reduziu os juros, interferindo na variável “retorno de curto prazo”, os investidores que buscam manter os rendimentos, podem aumentar o risco ou ampliar o período de suas aplicações. Com a estabilidade da economia, esta é uma tendência que deve aumentar.

Percebemos isso ao analisar o perfil da dívida do governo, é cada vez maior a parcela de investidores que “empresta” dinheiro ao governo comprando títulos públicos longos buscando melhores retornos ( os papéis de longo prazo tendem a ter melhores retornos devido a incerteza maior em função do longo vencimento). Outra tendência é a busca por títulos que paguem juros além da inflação, mostrando a preocupação do investidor com a busca de retorno real (retorno já descontado algum índice inflacionário) com a mudança dos juros básico para menos de 2 dígitos.
Outra forma de buscar melhora no retorno alterando a parcela de risco é aumentar no seu portfolio a parcela de renda variável, já falei aqui sobre “ser sócio” das empresas que mais lucram, seja em papéis listados em bolsa ou em investimentos de Private Equity .

Não esqueça de equilibrar esse tripé no momento de replanejar suas aplicações financeira.

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

One Response to Prazo X Risco X Retorno

  1. Cezar Chiarantano Junior, CFP® says:

    Eduardo, parabéns pelo comentário. Neste cenário de ruptura de conjuntura econômica com o histórico passado recente, especialmente da economia brasileira, vivemos o desafio, instituições e investidores, da oferta de alternativas que preservem o patrimônio e que ainda possam proporcionar algum ganho real, já que o patamar de rendimento de 1% ao mês tende a ser realmente peça de museo e é salutar que seja assim. O Brasil viveu nos anos recentes o seu momento de crédito, dado que havia uma demanda reprimida enorme. Acredito que o futuro do país agora passa necessariamente pela agenda da poupança interna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: