Dando o futuro como presente

*Por Eduardo Forestieri

No próximo mês teremos o Dia das Crianças. E há aqueles que, planejando, já pensam nas festas de final de ano. Hoje minha dica é sobre um presente que você pode dar agora para seu filho, sobrinho, afilhado e ele lembrará de você pela vida toda.

Quando falamos de educar financeiramente uma criança, logo vêm à mente um porquinho-cofrinho, ou negociação de brinquedos e o valor da mesada. Entretanto, podemos mostrar a elas que é possível também guardar para quando formos mais velhos. A criança não tem uma capacidade de pensamento abstrato e até os 6 ou 7 anos ela não consegue visualizar um período de tempo logo, ou entender uma poupança para “a faculdade”, por exemplo.

Mas é válido mostrar que é possível guardar dinheiro para coisas quase imediatas (um brinquedo, um passeio), e para algo maior, que levará mais tempo.

Presentear uma criança com um plano de previdência, abrir uma poupança ou incluí-la como beneficiária em um plano de seguro é uma forma de educar a partir de um exemplo concreto para o planejamento do futuro.

A partir de um aporte inicial, você pode, por exemplo, combinar com a criança que a mesma quantidade que ela economizar no cofrinho para comprar um brinquedo, por exemplo, você colocará na previdência ou poupança. Assim, ela começa a fazer uma relação de paridade e possibilidade de economia.

Conforme ela ficar mais velha, você pode mostrar a ela o saldo da poupança ou previdência e fazer comparativos com o valor de uma viagem, ou de um curso que ela queira fazer e que poderão ser concretizados com aquela economia. Incentivando, você pode mostrar à criança o valor de algo “conquistado” (e não simplesmente “ganhado”)

Independendemente da forma, presentear uma criança com algo que ela vá usufruir mais à frente, é mostrar uma preocupação genuína com o futuro dela. Já pensou nisso? Se programe para o futuro delas começar já no próximo dia das crianças!

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

3 Responses to Dando o futuro como presente

  1. Ivan Aragão says:

    Reblogged this on Ivan Aragão Bloge comentado:
    Ótimo artigo, todos que tenham filhos deveriam ler.

  2. Ivan Aragão says:

    Ótimo Artigo, parabéns! Todos que tem filhos deveriam ler esse artigo.

  3. Pingback: A hora de trocar o futuro pelo presente « CitiBrasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: