Copom baixa novamente a Selic, conforme nossa projeção

Sem grandes surpresas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu cortar nesta quarta-feira em 0,5 ponto porcentual (p.p.) a taxa básica de juros da economia brasileira. Com a decisão, a Selic passa de 8% para 7,5% ao ano e atingiu novo patamar mínimo histórico. O corte da taxa de juros foi o nono consecutivo e confirmou as expectativas.

No comunicado divulgado após a decisão, o Copom excluiu a expressão: “dando prosseguimento ao ciclo de ajuste das condições monetárias” e incluiu uma frase dizendo que qualquer corte adicional será conduzido com a máxima parcimônia. Com isso, acreditamos que o Comitê deixa dois caminhos abertos para a reunião de 10 de outubro: ou corta a Selic em 25 pontos ou interrompe o ciclo de queda. Por isso, mantemos o nossa projeção que o Copom ainda implementará uma última redução da Selic em 25 pontos na próxima reunião.

Pontos-chave

No comunicado divulgado, o Comitê menciona que “considerando os efeitos cumulativos e defasados ​​das ações de política implementadas até o momento (…) se o cenário prospectivo vier a comportar um ajuste adicional nas condições monetárias, esse movimento deverá ser conduzido sob máxima parcimônia.”

Na referida declaração, o Copom reconhece também que a atividade econômica já está se recuperando. Dada esta perspectiva e a expressão “máxima parcimônia”, acreditamos que a probabilidade de execução de outro corte de 50 pontos percentuais em outubro reduziu-se significativamente.

A ata do Copom, a ser divulgada em 6 de setembro, provavelmente esclarecerá as mudanças no balanço de riscos do Copom. Como acreditamos que os sinais robustos de recuperação econômica continuarão escassos até a próxima reunião, mantemos nossa expectativa de corte adicional na Selic em 25 pontos para 10 de outubro.

Anúncios

One Response to Copom baixa novamente a Selic, conforme nossa projeção

  1. lore magalhães says:

    Com isso, os rendimentos de fundos de investimento ficam menores e as taxas de cheque especial continuam em 9,99%, como no Santander. Só os bancos lucram!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: