Especialistas discutem infraestrutura do Brasil no FT/Citi Ingenuity Awards: Ideias Urbanas em Ação

No dia 26 de julho, aconteceu em São Paulo o Ingenuity Awards Infrastructure Forum, organizado pelo Financial Times em parceria com o Citi. Na ocasião, especialistas, empresários e autoridades públicas se reuniram para debater soluções para melhorar a infraestrutura do país. Durante explanações e debates, os convidados expuseram ideias e meios para investir no setor e trabalhar o desenvolvimento urbano.

A proximidade da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 evidenciam a necessidade de suprir as novas demandas de infraestrutura do Brasil. Além dos eventos de grande porte, há também a migração constante das áreas rurais para as urbanas. De acordo com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de BASE (ABDID), serão necessários investimentos na ordem e US$ 10 bilhões.

Nas redes de metrô, por exemplo, o Governo do Estado de São Paulo pretende investir até 2015 R$ 45 bilhões na compra de trens, expansão das linhas existentes e modernização da infraestrutura.

Roberto Paolino, Public Sector and Financial Institutions Head do Citi Brasil, disse que “a necessidade de investimentos em infraestrutura no Brasil é muito grande, e isso já é conhecido por todos. O desafio-chave é como dar suporte e entregar investimentos em infraestrutura eficientes”. Roberto representou o Citi na abertura do evento, que incluiu paineis de debate e apresentações.

O primeiro debate contou com a presença de Miguel Luiz Bucalem, secretário do Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, Carlos Castro, líder de Gerenciamento de Recursos no Citi para a América Latina e México, e Adalberto Maluf, diretor de Cidades do C40-CCI. Eles destacaram o compartilhamento de experiências entre cidades do mundo para melhorar as infraestruturas e implantar métodos que já deram certo, principalmente em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Perspectiva única

A segunda mesa foi composta por Cláudia Bonelli, sócia do TozziniFreire, Christian MacDonald, VP of Export and Agency Finance, do Citi Transactions Services Brasil, e Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Aeroportuária – ANAC. A mesa discutiu a participação do setor privado nos investimentos para melhorias na infraestrutura nacional, fomentando a busca por agências internacionais.

Também estiveram presentes Luciano Almeida, presidente do Investe SP, José Carlos Duarte, Chief Technology Officer da IBM Brasil, Ricardo Lapper, diretor da Brazil Confidential, e Joseph Leahy, diretor de Redação do Financial Times, que mediou os debates.

Os especialistas se mostraram otimistas quanto ao atendimento da demanda da infraestrutura no Brasil. O trabalho na rede de transportes foi indicado como um dos mais necessários para a melhoria da qualidade de vida da população e o crescimento das cidades. Além de atender aos grandes eventos internacionais que estão se aproximando.

Com planos bem estruturados construídos ao longo de 200 anos, o Citi possui uma perspectiva única sobre as complexidades do desenvolvimento urbano. O Citi trabalha com clientes e parceiros em todo o mundo, tanto no setor público quanto privado, para melhorar os sistemas de energia, transporte e comunicação e financiar soluções inovadoras de infraestrutura.

O próximo encontro acontecerá em Washington, nos Estados Unidos, para discutir saúde pública.

Veja mais sobre o prêmio

Anúncios

2 Responses to Especialistas discutem infraestrutura do Brasil no FT/Citi Ingenuity Awards: Ideias Urbanas em Ação

  1. Pingback: Anunciados os finalistas do prêmio FT/Citi Ideias Urbanas em Ação « CitiBrasil

  2. Pingback: Divulgados os vencedores do FT/Citi Ingenuity Awards « CitiBrasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: