O quanto vale à pena deixar uma vontade de hoje por um desejo futuro

*Por Eduardo Forestieri

Uma das recomendações mais ditas por um planejador financeiro é: planeje. Com a licença do trocadilho, planejar ainda é uma atividade pouco adotada pelas pessoas em geral. Quando isso acontece, nos vemos diante de um dilema: vale à pena deixar uma vontade do presente de lado, para conquistar um desejo futuro? E se este “futuro” não chegar ou vier de outra maneira?

Antes de explicar o porquê, já dou a resposta: sim. Vale e muito. E a palavra-chave aqui é disciplina.

A primeira providência é estabelecer quais são os desejos futuros: a compra da casa, trocar o carro periodicamente, casar, viajar todos os anos. Este processo não deve ser feito como uma lista de supermercado. Ele deve contemplar um balanço muito pessoal dos valores de cada um. São desejos que refletem os pilares fundamentais da sua vida.

Em seguida, veja quais são as suas vontades do dia a dia: uma refeição diferente, ir ao cinema duas vezes por semana, seguir para a praia a cada fim de semana de sol, roupas novas todos os meses ou um upgrade no plano da TV a cabo. Com disciplina, é possível reduzir alguns destes itens para termos uma renda extra que deverá ser aplicada para aquele desejo no futuro. No início pode ser difícil, mas a prática da disciplina leva a uma rotina diferente de vida – a rotina do planejamento.

Bom, e se aquele futuro não chegar? Sempre podemos (e devemos) rever e atualizar nossos desejos, conforme mudam as prioridades da vida. Inclusive pensando numa terceira idade com qualidade e até na morte.

Mesmo que você não tenha agora um caixa para começar a investir nos desejos futuros, comece a analisar que pequenos cortes são possíveis nas vontades diárias. Em breve, você já terá um dinheiro extra para poupar e transformará seu consumo do di a dia em aprimoramento da qualidade de vida ao longo do prazo e manterá uma vida com grandes prazeres para sempre. Que tal começar já?

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

2 Responses to O quanto vale à pena deixar uma vontade de hoje por um desejo futuro

  1. Sergio says:

    Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: