Análise econômica: Superávit brasileiro em julho tem bom desempenho

O superávit comercial do Brasil em julho atingiu U$ 2,9 bilhões, revertendo o desempenho decepcionante registrado em junho. Conforme havíamos alertado em outra ocasião, havia alguns efeitos temporários que poderiam ter interferido negativamente no resultado de junho, portanto, não implicando uma deterioração permanente nos meses subseqüentes. O resultado de julho reforça essa visão, levando-nos a manter a nossa previsão de que o superávit comercial muito provavelmente ultrapassará a expectativa de consenso para o ano de 2012, fixado atualmente em U$ 18 bilhões.

Pontos-chave

Em julho, as exportações subiram 5,3% ante junho, em uma base sazonalmente ajustada, revertendo o declínio de 11,2% visto no mês anterior. Além disso, as importações caíram 7,0% ante junho (de 2,9% em junho), reforçando o forte superávit comercial deste mês.

Em uma perspectiva de médio prazo, a média móvel dos três últimos meses aumentou significativamente para U$ 18,2 bilhões (de U$ 9,8 bilhões) em termos anualizados.

Apesar de reconhecer que parte do desempenho decepcionante em junho foi provavelmente temporário, reduzimos recentemente a nossa estimativa do superávit comercial em 2012 para  de U$ 21 bilhões, dada a relevância dos números de  junho para o resultado anual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: