Dúvida de leitor: Pagar o cheque especial ou manter a aplicação?

*Por Eduardo Forestieri

Nossa leitora Tânia diz que tem uma dívida com seu cheque especial e também tem investimentos. Ela prefere pagar os juros do especial e amortizar aos poucos a dívida, em lugar de tirar o dinheiro do investimento e quitar o débito. Tânia também pondera que se retirar o investimento, dificilmente irá repor. Ela nos pergunta se está agindo certo.

Resolvemos, então, escrever este post extra porque esta é a dúvida de outras pessoas: quitar uma dívida, ou pagar a longo prazo e manter o dinheiro investido?

No caso da Tânia, a resposta precisa ser dividida em duas questões : financeira e de hábitos ou comportamentos.

Se olharmos somente o lado financeiro, a opção da nossa leitora não é a melhor. Com certeza, o valor que rende a aplicação é menor que os juros e IOF pagos pela utilização do cheque especial. Neste caso, o melhor é sempre quitar primeiramente qualquer dívida que tenha juros, para depois iniciar um investimento.

Entretanto, temos também que considerar os hábitos das pessoas (chamamos isso de comportamento financeiro ou finanças comportamentais). Se é melhor não usar a reserva investida para sempre ter um montante que possa ser usado para concretizar um sonho ou para uma eventualidade inesperada (mesmo ao custo de pagar mais juros do que recebe), o mais indicado é manter a reserva onde está.

Porém, é importante ter um prazo curto para quitar a dívida do cheque especial, para não se transformar em algo impagável.

O ideal no caso da Tânia e de outras pessoas na mesma situação, considerando características financeiras, comportamentais e de investimentos, é planejar e ter uma rígida disciplina a curto prazo. Desta forma, a médio prazo não será mais necessário tomar crédito, além de sobrar dinheiro no final do mês suficiente para aumentar a reserva.

Se você tem alguma dúvida, escreva aqui no blog que eu responderei.

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: