Dólar oficial e dólar turismo: por que esta diferença?

No Brasil, existem três classificações para a cotação da moeda- norte americana: dólar comercial, dólar turismo e dólar paralelo e cada uma é utilizada para determinada finalidade.

Desde 2005, uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) unificou o câmbio comercial, também chamado de “mercado de câmbio de taxas livres” e o câmbio turismo, ou “mercado de câmbio de taxas flutuantes”, em um único mercado de câmbio legal no País.

O dólar turismo e o dólar comercial possuem variações de preços, mas, invariavelmente, o primeiro sempre custará mais caro que o segundo. Para trazer a moeda do exterior e depois vendê-la, as instituições bancárias e casas de câmbio devem custear todo o processo, desde a importação da moeda até o pagamento para deixá-la em um cofre.

O câmbio vem de uma linha de crédito gerada por um ofertante de dólar, em geral um exportador ou investidor. O banco consolida este recursos, e coloca o valor do seu trabalho, mais a estrutura de custos e o risco do negócio no preço do câmbio original, para gerar seu lucro. O dólar, então, é passado para outros intermediários, como uma empresa de cartão de crédito, instituições financeiras menores ou casas de câmbio, por exemplo. Que por sua vez, chegam no consumidor final. A instituição tem o custo de oportunidade, pois tira dinheiro do caixa para comprar moeda estrangeira, que fica parada sem rentabilidade até que alguém a compre.

Como há menos intermediários nas operações do dólar comercial, sua cotação é mais barata que a do dólar turismo.

Usando ainda o mesmo exemplo, o consumidor até poderia ter acesso ao crédito gerado no início da cadeia. Entretanto, o custo disso é muito alto para alguém sem acesso ao mercado internacional. E o volume que seria adquirido é tão pequeno, que o preço não faria tanta diferença.

O dólar comercial é utilizado pelas grandes empresas para a realização de importação e exportação de mercadorias. As movimentações financeiras do governo no exterior e os empréstimos de brasileiros residentes fora do País, quando registrados no BC, também utilizam esta cotação como referência.

O dólar turismo é o usado na compra de moeda estrangeira para viagens, e conversão do cartão de crédito com compras internacionais.

Há ainda algo importante que é preciso saber. Quando se divulga a cotação do dólar, fala-se em preço de compra e de venda. O preço de compra é o valor pago por instituições, como bancos e casas de câmbio, ao adquirir o dólar. A moeda chega ao consumidor pelo preço de venda.

Anúncios

2 Responses to Dólar oficial e dólar turismo: por que esta diferença?

  1. Gilceia Monteiro says:

    Adorei as explicações técnicas! Tenho uma duvida: Sou agente de viagens. Ontem fui vender um pacote para Orlando. Diariamente ligo para a minha Operadora de turismo ( uma grande operadora) para me cientificar da cotação do dólar. Quando cheguei na casa do cliente ele havia verificado na internet varias cotações cambiais divergentes entre si e que tb divergiam do cambio da minha operadora, me deixando numa ” saia justa”! Vc teria explicação para isto?

    • citibrasil says:

      Gilceia, tudo bem? O câmbio oficial do dólar – tanto comercial, quanto turismo – é divulgado diariamente pelo Banco Central e replicado nos meios de comunicação. Entretanto, as casas de câmbio, empresas que fazem negócios em dólar (o que pode incluir operadoras de turismo) podem negociar as taxas, conforme suas próprias margens de lucro e oferecerem ao cliente final taxas variadas. Por este motivo, se você faz o câmbio, por exemplo, em aeroportos, portos, a taxa costuma ser mais alta para compra do que se você fizer o câmbio em uma outra loja ou instituição financeira. Obrigado pela contribuição conosco! Veja este outro texto:

      https://citibrasil.wordpress.com/2012/05/24/o-sobe-desce-do-dolar-e-suas-consequencias/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: