Flash – Governo anuncia novo pacote de estímulo ao consumo

O governo acaba de anunciar mais um pacote fiscal com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico. O PAC Equipamentos prevê compras governamentais da ordem de 8,4 bilhões de reais. Com isso, o valor que estava previsto no orçamento do governo para 2012 aumentou em 6,6 bilhões de reais. Isso aumenta o orçamento do PAC para R$ 51 bilhões (de R$ 42,6 bilhões) – o maior do governo até hoje. O dinheiro será usado para compra de ambulâncias, furgões odontomóveis, vagões de trens urbanos, motocicletas, perfuratrizes para perfuração de poços, entre outros.

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou também que a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) do BNDES será reduzida para 5,5% (de 6,0%).

Os diversos pacotes fiscais, que estão agora mais focados em acelerar os investimentos, refletem as preocupações do governo com o ritmo de crescimento do PIB.

De forma geral, todos os estímulos fiscais provavelmente terão um impacto positivo, embora limitado, sobre o crescimento da demanda.

Esperamos que medidas adicionais sejam anunciadas ainda nesta semana, incluindo a extensão dos cortes de impostos para linha branca / móveis.

A crescente preocupação no governo em relação ao crescimento econômico e, conseqüentemente, a opção por uma política fiscal mais expansionista pode resultar em um menor superávit primário em 2012 do que a meta de 3,1% do PIB, embora o governo continue a reforçar seu compromisso com a meta fiscal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: