Com o crédito mais barato, devo usá-lo para as contas do dia a dia?

*Por Eduardo Forestieri

Eu devo tomar crédito agora que está mais barato? Estamos num momento de queda na taxa de juros, onde o brasileiro tem mais possibilidades e produtos oferecidos pelas instituições financeiras.

O movimento que o Governo está fazendo é importante, pois estamos nos alinhando às taxas de juros compatíveis com o mercado mundial e buscando uma expansão do consumo via expansão do crédito. Entretanto, os bancos verificam outras variáveis ao analisar qual taxa será oferecida ao consumidor final e não só a boa fase de investimento no Brasil tais como “custo do dinheiro” e a deterioração do índice de inadimplência, que está crescendo. Por este motivo os juros não vão chegar a taxas tão baixas no curto prazo e nem estarão disponíveis a todos os brasileiros. Aqueles com bom nome no mercado, com patrimônio ou com garantias, continuarão a ter melhores margens de negociação dos juros dos empréstimos. Quem não é bom pagador, continuará pagando taxas mais altas (melhores, mas mais altas que a média ofertada).

Depois desta explicação, continuamos indicando o que já era a recomendação de um planejamento financeiro: tomar o crédito somente para formar patrimônio ou ampliar/realizar um negócio. Ou, então, para quitar uma dívida anterior já existente, ficando com outra com juros menores. O ideal não é usar o crédito para o consumo. Sempre deve-se explorar outras formas de negociação como desconto à vista, parcelado sem juros, que podem ser usadas para o consumo.

Outra forma de baratear o empréstimo é alguma forma de garantia a quem libera o crédito, essa modalidade sempre oferece taxas melhores do que os sem garantia, que tem como benefício liberar linhas de empréstimo sem maiores exigências , deixando-as a disposição e por isso a um custo maior.
 

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: