IPCA anunciado abaixo das expectativas. Inflação deve permanecer contida

Foi anunciado hoje, 6/6, a inflação medida pelo IPCA. Ela ficou em 0,36% em maio , abaixo das expectativas. Como resultado, a inflação acumulada em 12 meses caiu para 4,99% em maio (de 5,10% em abril), o que significa uma nova baixa desde o pico em setembro de 2011 (7,3%).

Os principais fatores da queda mensal foram a redução das pressões em remédios , produtos farmacêuticos e cigarros e o impacto inicial do corte de IPI sobre os preços dos automóveis anunciado em 21 de maio.

O núcleo da inflação também teve um resultado favorável. Olhando para o futuro, esperamos que a inflação continue contida no curto prazo, com o resultado de junho ficando abaixo do deste mês (em torno de 0,2%), ajudado pelo efeito mais pronunciado do corte de impostos sobre carros.

A médio prazo, as nossas previsões de inflação pelo IPCA estão mantidas em 5,3% (2012) e 5,6% (2013). No entanto, os riscos inflacionários parecem estar recuando, dado o crescimento do PIB estar mais lento do que o esperado, junto com a piora do cenário externo e seu efeito potencial sobre os preços das commodities, bem como a possibilidade de mais cortes de impostos.
No resultado mensal, entre as pressões de baixa, os preços em transportes caíram 0,6% (de 0,1% em abril), impulsionados pela queda nos preços de carros, combustíveis e passagens aéreas. Estimamos que o corte de impostos sobre os preços dos automóveis tenha um impacto de -0,30 ponto percentual no IPCA.

Além disso, os preços na área da saúde desaceleraram para 0,7% (de 1,0%), refletindo pressões mais baixas de preços de medicamentos (0,9% contra 1,5%), enquanto as despesas pessoais aumentaram menos (0,6% de 2,2%), principalmente por causa da desaceleração dos preços do cigarro (5% de 15%).

Em relação as pressões de alta, os preços dos alimentos subiram 0,7% (de 0,5%), refletindo o repasse de pressões sobre os preços no atacado, explicada pela depreciação cambial, bem como choques de oferta.

Os núcleos de inflação caíram na média para 0,4% (de 0,6% em abril), o que representa 4,7% em termos anualizados.

Anúncios

One Response to IPCA anunciado abaixo das expectativas. Inflação deve permanecer contida

  1. Pingback: A cerveja e a inflação « CitiBrasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: