Flash econômico – Vendas no varejo sobem neste mês

Anunciado: quinta-feira, 17 de maio de 08:00 (NYT)

Efetivo: 0,2% mês a mês, ano 12,5% intraanual

Anterior: 0% mês a mês, ano 10,6% intraanual

Consenso: 0,3% mês a mês; 11,7% intraanual

Citi: 0,3% mês a mês, 11,8% intraanual

Foi anunciado agora há pouco que as vendas no varejo aumentaram 0,2% em março ante fevereiro, com ajuste sazonal. O resultado ficou próximo da nossa expectativa (0,3%) e do consenso do mercado (também 0,3%), embora favorecido por uma revisão em alta da série histórica.

Este aumento reflete em grande parte o crescimento nas vendas de vestuário, móveis e eletrodomésticos, sendo que este último teve provável influência da política de isenção fiscal adotada no final do ano passado.

O índice ampliado das vendas no varejo também mostraram um aumento em março, apesar da queda registrada nas vendas de automóveis. Os resultados da pesquisa reforçam a visão de que o consumo privado deverá mostrar uma expansão significativa no 1T12, confirmando que as medidas adotadas pelo governo para impulsionar o crescimento econômico já está afetando o crescimento da demanda.

Pontos-chave

Segundo o IBGE, em março , as vendas de alimentos/ supermercado caíram 0,8% ante fevereiro, enquanto as vendas de combustíveis diminuíram 0,3% no mesmo período.

Em contrapartida, as vendas de eletrodomésticos subiram 1,2%, e vestuário alcançou crescimento de 0,8% (sempre mês ante mês).

As vendas no varejo no conceito ampliado também subiram 0,6% mês ante mês com as vendas de automóveis diminuindo 1,4%, enquanto as vendas de insumos da construção civil expandiram 0,3% (mês ante mês).

Em geral, as vendas do varejo cresceram 4,1% trimestre ante trimestre no 1T12 com a medida mais ampla subindo 3,1%. Ambos os valores estão significativamente acima do apurado no último trimestre de 2011 (1,4% e 1,1%, respectivamente), sugerindo que o consumo privado deve se expandir ainda mais fortemente.

Portanto, o anúncio de hoje confirma que a demanda doméstica, por meio do consumo privado, continua a se expandir em um ritmo saudável, reforçando a perspecitva de que os vários estímulos aplicados sobre a economia neste ano tem influeincido positivamente o seu desempenho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: