Bolsas norte-americanas reagem mal ao relatório de emprego. Ibovespa acompanha queda

Citi Corretora – O Ibovespa acompanhou o aumento da aversão a risco observada nos mercados internacionais, e fechou a sessão dessa sexta-feira em queda de 2,1%, aos 60.821 pontos.

As bolsas nos EUA e Europa reagiram mal ao relatório de emprego nos EUA e ao PMI composto da Zona do euro, que vieram abaixo das estimativas do consenso. Eleições em diversos países da Zona do Euro nesse final de semana adicionaram ainda mais cautela nos mercados. Com o renovado receio de crescimento mais baixo no PIB global, as commodities operaram em baixa, o que afetou sobremaneira as ações de setores cíclicos globais.

Petrobras caiu 4,3%, enquanto Vale recuou 2,6%. Companhias de siderurgia tiveram uma sessão particularmente fraca, com Gerdau registrando a maior perda (-5,3%). Entre as maiores altas do dia, destaque para Gol (+5,2%), que divulgou resultados acima do esperado pelo consenso. CCR também figurou entre as maiores altas (provavelmente) em função da expectativa de pressão inflacionária no futuro próximo, após a mudança nas regras da poupança abrir caminho para cortes adicionais na taxa Selic.

Grandes pagadoras de dividendos como Transmissão Paulista e Light também estiveram entre as maiores altas por conta das novas projeções para a taxa Selic. Ações sobrevendidas como Marfrig e Dasa registraram um repique e também estiveram entre as maiores altas do dia. O giro financeiro foi elevado, totalizando R$9,9 bilhões, cerca de 55% acima da média das últimas 20 sessões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: