Flash – Prévia de inflação acima do consenso

A prévia da inflação ao consumidor calculada pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) relativa a abril, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15), subiu em ritmo mais forte e marcou 0,43% no período, acima do consenso. O resultado divulgado nesta terça-feira (24) reforça a visão de que os baixos resultados do mês anterior não representam uma tendência.

Os principais fatores de aceleração mensal foram pressões sazonais sobre os preçosmonitorados. O aumento no imposto dos cigarros e os preços dos serviços incrementaram a aceleração. Desta forma, os núcleos de inflação subiram de volta para níveis acimado centro da meta. Apesar disso , a inflação acumulada em 12 meses caiu para 5,25% (de 5,6% no mês anterior), mantendo a tendência descendente desde o pico em setembro (7,3%).

Dado este resultado, definimos um viés de alta na nossa previsão de inflação de abril,atualmente estimad a em 0,53%. No entanto, continuamos a esperar uma tendência de queda para a inflação anual no curto prazo e mantemos as nossas previsões de 5,3% em 2012 e 5,6% em 2013. De forma geral , continuamos a ver riscos crescentes à frente,devido ao afrouxamento da política monetária, que deve contribuir para reduzir o hiato do produto .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: