Taxa de desemprego volta ao seu nível histórico mais baixo

A taxa de desemprego em fevereiro ficou abaixo do consenso de mercado e também da nossa expectativa, atingindo 5,7%. Com o ajuste sazonal, o desemprego caiu para 5,5%, o nível mais baixo da série histórica. O crescimento dos salários reais acelerou de 2,7% (janeiro) para 4,4% (fevereiro), a quarta ascensão consecutiva, reforçando a visão de um mercado de trabalho aquecido.

O crescimento do emprego e a expansão da força de trabalho mantiveram-se praticamente estáveis na base anual, saindo, respectivamente, de 2,0% para 1,9%, e de 1,4% para 1,3%. Com a base ajustada sazonalmente, ambas as séries tiveram aumento na margem, com o emprego se expandindo a um ritmo mais forte do que a força de trabalho (0,6% versus 0,4%), contribuindo para reduzir a taxa de desemprego de volta ao seu nível mais baixo, de 5,5%.

Em geral, a pesquisa continua a apontar para um mercado de trabalho aquecido, com crescimento do emprego e dos salários reais. Apesar de o crescimento do PIB ter sido menor do que o seu potencial no segundo semestre de 2011, juntamente com o fato do emprego usualmente reagir com defasagem ao crescimento econômico, acreditamos que o mercado de trabalho vai se manter forte nos próximos meses.

One Response to Taxa de desemprego volta ao seu nível histórico mais baixo

  1. Neusa Gomes says:

    Eu gostaria de saber aonde estão estes empregos, porque eu tenho mais de 20 anos de prática, e estou procurando emprego há mais de 01 (um) ANO E NÃO CONSIGO.
    Tenho várias amigas jovens preparadissima falando tipo 04 idiomas, e não consegue emprego.
    Eu, Neusa vejo é estes site (…) querendo cobrar p/ conseguir trabalho p/ gente que é tudo mentira de mim eles não tiram um centavo.

Deixe um comentário

