Em busca dos seus sonhos

*Por Eduardo Forestieri

Muito bem, você fez o seu planejamento financeiro e conseguiu separar uma parte do orçamento para investir todos os meses no seu sonho – uma viagem, a casa própria, trocar o carro. Você fez todas as contas e viu que conseguirá atingir seu objetivo em cinco anos. Mas de repente surgiu um imprevisto e, naquele mês, você ficou sem a “sobra” para investir. O que fazer? Entrar no vermelho e aplicar mesmo assim? Adiar a realização do seu sonho?

Aqui funciona a mesma lógica que aplicamos para as compras à vista ou parceladas, no post da semana passada: se olharmos pelo lado financeiro, não se entra em dívida para aplicar o dinheiro num investimento, que vai render menos do que o juros que você irá pagar no cheque especial; mas, por outro lado, se gastou o dinheiro por falta de disciplina, talvez seja interessante fazer a aplicação ou, ao menos, dividir o valor daquela parcela e acrescentá-lo nos próximos meses, calculando os juros, obviamente.

Se não fizer isso, você terá de adiar seu sonho por um mês e, se isso se tornar uma regra, por mais um mês, e por outro, e por outro… até que ficará cada vez mais longe de realizá-lo. A falta de disciplina e organização pode comprometer a realização de um sonho.

O ideal, para não nos perdermos, é pensarmos no investimento como uma conta extra, que temos de pagar todos os meses, mesmo que no final o saldo seja zero – pelo menos, mantemos o investimento no nosso sonho. De preferência, coloque no débito automático, programado para o dia em que recebe seu salário. Dessa forma, você não corre o risco de você mesmo se boicotar e vai alcançar seus objetivos mais facilmente.

 

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: