Você já ouviu falar em taxa Selic?

* Por Leonardo Porto

Em nosso último post, falamos aqui sobre taxas de juros. Agora, vamos comentar uma das mais importantes, a taxa Selic – que sofre influência direta do governo e do Banco Central, e é alterada durante as reuniões realizadas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) a cada 40 dias.

E por que a Selic é tão importante? Por ser a taxa de juros pela qual o governo toma recursos emprestados e também empresta no mercado financeiro, ela se torna o custo básico para as demais taxas de juros da economia. Dito de outra forma, taxas de juros abaixo da Selic têm elevada probabilidade de estarem sendo subsidiadas pelo governo, uma vez que estas não remuneram nem o custo básico (que é a taxa Selic) da operação.

Sendo assim, alterações da taxa Selic têm impacto significativo no dia a dia das pessoas, dada sua capacidade de influenciar as demais taxas de juros da economia. Por exemplo: quando o governo reduz a taxa Selic, ele está reduzindo o incentivo ao poupador e estimulando o consumo, pois o dinheiro aplicado tende a render menos enquanto as taxas de juros de financiamento tendem a declinar.

Uma crítica comum que geralmente as pessoas fazem é que não percebem a redução da taxa Selic refletida nas demais taxas de juros do mercado. Vale ressaltar mais uma vez que, conforme explicamos no post anterior, as taxas de juros são compostas por diversas determinantes, sendo a taxa Selic (considerada taxa básica de juros) apenas uma delas. Ou seja, há vários outros pontos a serem considerados, como risco da operação, prazo, concorrência, entre outros.

 

Leonardo Porto de Almeida é economista sênior do Citi desde agosto de 2008; mestre e doutor em Teoria Econômica pela FEA/USP.

Anúncios

One Response to Você já ouviu falar em taxa Selic?

  1. Ana Tokimatsu says:

    Esclarecedor, Sr. Porto De Almeida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: