Tendência é de expansão do PIB em 2012

As vendas no varejo cresceram 0,3% em dezembro, sugerindo que o IBC-BR deve aumentar 0,6% em dezembro em relação a novembro. O resultado foi influenciado negativamente pelo desempenho das vendas de alimentos/bebidas/supermercados, que tiveram contração de 1,5%, embora esta tenha sido mais do que compensada pelo crescimento robusto nas vendas de eletrodomésticos (2,6% em dezembro), que provavelmente refletiram isenções fiscais aplicadas pelo governo.

Com esse resultado, o índice de atividade mensal do Banco Central (IBC-BR) deve aumentar 0,6% em dezembro, o que implica uma estimativa de crescimento do PIB de 0,2% para o 4º trimestre de 2011. Nossa projeção é que o PIB expanda 0,3% no 4º tri de 2011, resultado superior à estagnação verificada no 3º trimestre, mas bem abaixo do crescimento potencial do PIB brasileiro. Sob tal estimativa, nossa projeção é de que o PIB de 2011 tenha crescimento de 2,8%, ligeiramente abaixo da nossa estimativa anterior (2,9%).

Já para 1º trimestre de 2012, nossa estimativa para o crescimento do PIB é de 0,9%, confirmando a perspectiva de aceleração sistemática do crescimento da economia ao longo dos próximos trimestres. Tal tendência já havia sido sinalizada desde novembro, considerando-se as mudanças nos principais condicionantes da atividade econômica: maior flexibilidade monetária, com queda na taxa Selic desde agosto de 2011; relaxamento das medidas macro prudenciais; e incentivos fiscais, como a redução do IPI para os eletrodomésticos.

Para o ano de 2012, nossa previsão é de 3,3% de crescimento do PIB. Com a redução da taxa Selic desde o final de agosto, a taxa real de juros caiu para 4,2%, provavelmente abaixo do seu equilíbrio, o que pode ser visto como uma política expansionista. Além disso, as políticas fiscais e de crédito mais flexíveis adotadas pelo governo reforçam o padrão de aceleração do crescimento. Nossa estimativa é de que o PIB alcance 1,2% de crescimento no 2º trimestre, e 1,5% no 3º e no 4º trimestres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: