Ibovespa registra primeira queda semanal em seis semanas

Citi Corretora – O Ibovespa entregou todo o ganho acumulado durante a semana e encerrou a sessão desta sexta-feira em queda de -2,34%, aos 63.998 pontos, na primeira queda semanal em seis semanas.

A performance da Bovespa acompanhou as commodities e as bolsas na Europa e Estados Unidos, que também operaram em baixa após autoridades européias condicionarem a liberação do novo pacote de ajuda à Grécia à aprovação das medidas de austeridade fiscal.

A performance do principal índice da bolsa brasileira também foi fortemente afetada pela acentuada queda, de (-7,84%), nas ações PN da Petrobras. A maior empresa brasileira em valor de mercado decepcionou os investidores ao reportar uma contração em seu lucro líquido do 4T11, que caiu pela metade.

Entre as maiores altas do dia, destaque para ações do setor elétrico, sobretudo para aquelas sensíveis à questão da renovação das concessões. Outros setores defensivos domésticos, como consumo, também tiveram performance acima da média.

Ações de setores cíclicos globais, como Mineração & Siderurgia, tiveram desempenho fraco, seguindo Petrobras, que apresentou a maior baixa do índice. Ações do setor de Construção também figuraram entre as maiores quedas do índice, em um movimento de realização de lucros e também pela elevação da aversão à risco, com os desenvolvimentos na Europa.

O giro financeiro da bolsa brasileira somou R$8,9 bilhões, acima da média das últimas semanas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: