Educação financeira para crianças

*Por Eduardo Forestieri

Se alguém fosse colocar todos os gastos na ponta do lápis, provavelmente não teria filhos. As despesas começam muitas vezes com a aquisição de uma casa maior, com espaço para o novo membro da família. Depois, vem berçário, escola, alimentação, dinheiro para o cinema, as baladas, faculdade… O certo é que a melhor herança que podemos deixar para os filhos é a educação, em todos os aspectos. E essa preocupação começa logo que ele nasce, fazendo um pequeno investimento mensal que garanta, lá na frente, o acesso a uma universidade de qualidade. Outro aspecto é a educação financeira: ensinar a se planejar, ter disciplina e atitude, usar bem o dinheiro e comprar o que ele quer com os recursos que ele mesmo poupou.

Para ajudar os pais a ensinarem educação financeira para as crianças, o Citi dispõe de um site com dicas voltadas aos pequenos, além de adolescentes e jovens adultos. É importante ensinar a discernir, desde muito pequenos, por exemplo, o que a gente quer daquilo que a gente realmente precisa. Esse é um conceito fundamental para o planejamento financeiro.

O site também aborda as questões da mesada, de onde vem o dinheiro, como poupar, o que fazer para o dinheiro aumentar, como calcular o valor real das coisas, quanto custa se vestir bem, entre muitos outros tópicos. Acesse o site, veja nossas dicas e, se tiver alguma dúvida, é só perguntar. Até a próxima semana!

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

2 Responses to Educação financeira para crianças

  1. Luiz Rony Callegaro Morais says:

    Se falar que educação financeira resulta em tranquilidade,segurança,bem estar,sonhar e dormir tranquilamente

  2. João Pavan says:

    O conceito básico está correto, o ser deve sempre prevalecer ao ter. E para isto um processo de educação consciente e que ressalte a importância dos limites para os pequenos é fundamental para formarmos grandes seres humanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: