Como escolher seu investimento

*Por Eduardo Forestieri

Depois de decidir em que veículo vai investir – CDB, ações, fundos, títulos privados e público –, conforme comentamos na semana passada, é preciso escolher em que produto, especificamente, vai aplicar o seu dinheiro. Imagine que você escolheu um fundo de renda fixa, por exemplo: existem dezenas deles no mercado!

Nesse ponto, o Citi tem uma grande vantagem: nós trabalhamos com arquitetura aberta e, por isso, podemos oferecer produtos dos melhores gestores do mercado, não ficamos presos a uma plataforma própria de produtos, como a maioria dos bancos. O cliente tem direito de escolha para investir quanto ele quiser, por quanto tempo quiser, e em qualquer classe de ativos.

Podemos ter, por exemplo, o mesmo tipo de fundo com diferentes formas de gestão e preços diferentes também. E a taxa de administração deve ser analisada antes de se fazer um investimento: dependendo da classe do ativo, quanto maior a taxa, menor o retorno. Porém, quanto mais sofisticada ou mais trabalhosa for a busca do gestor por melhores resultados, normalmente maior é sua remuneração (taxa de administração).

Importante ressaltar que todas as rentabilidades que vemos no extrato e nos jornais já são líquidas de taxa de administração.

Para produtos passivos (que têm como objetivo acompanhar e não superar seus referenciais), vale a idéia de quanto maior a taxa de administração menor o retorno, e quanto menor o valor do referencial  (índice que é utilizado como alvo de retorno), maior o peso dos custos. Exemplificando: num fundo que tem como referência a taxa Selic, quanto mais ela cai (e o governo vem cortando a taxa básica constantemente nos últimos meses), maior fica o peso da taxa de administração na rentabilidade; neste caso, qualquer percentual a mais que você paga é dinheiro que está deixando na mesa.

Por isso, é fundamental ter o poder de escolha em uma plataforma aberta. Afinal, quanto melhor o rendimento do produto, mais perto você fica de atingir os seus sonhos. É preciso analisar tudo na hora de escolher um investimento. Se precisar de ajuda, toda a equipe do Citi está à disposição.

 

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos e Distribuição de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: