Sustentabilidade das pequenas e médias para grandes

 

Hoje, 15 de dezembro, o Citi e a Fundação Getúlio Vargas, pelo seu Centro de Estudos em Sustentabilidade, apresentam o projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor. Pode-se pensar: “bom, este é mais um programa de sustentabilidade entre vários que já existem”. Mas a proposta aqui é partir do inverso da pirâmide econômica para conquistar um Brasil mais eficiente e competitivo.

Isto significa  que o programa irá fomentar a troca de inovações sustentáveis de pequenas e médias empresas com grandes corporações para melhorar processos e redução de custos. Aí está o ineditismo e a boa novidade em projetos sustentáveis.  “Ao final, teremos uma grande rede de pequenas empresas se comunicando com as grandes corporações, promovendo o intercâmbio do que há de melhor nos seus sistemas de produção”, explica  a superintendente de Assuntos Corporativos do Citi, Priscilla Cortezze.

Mapeando toda a cadeia de produção, o programa possibilitará o desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores e sustentáveis, a melhoria de processos, a redução de custos e riscos, além da maior eficiência no uso de recursos por parte das grandes empresas.  “Isso implica o desenvolvimento do sistema de produção dos fornecedores, que passam a atuar de forma mais eficiente e sustentável, e o aprimoramento do produto ou modelo de negócio do empreendedor”, destaca  Mario Monzoni, coordenador do GVces.

Com apoio da Citi Foundation, o programa contará com uma plataforma online que irá funcionar como uma espécie de banco de dados, contendo informações e casos de algum produto ou serviço inovador das pequenas e médias para grandes empresas.  A parceria prevê, ainda, a realização de oficinas temáticas presenciais, cujo objetivo é apresentar casos de sucesso e promover a troca de informações relativas a inovação em sustentabilidade entre empresas de tamanhos e segmentos diferentes.

E o mais importante: todo esse conhecimento gerado será compartilhado:  Ao fim do primeiro ciclo do projeto, o GVces e o Citi irão promover um Fórum de Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor, com o lançamento de uma publicação com os casos selecionados durante o primeiro ano do projeto. Fique de olho!

Anúncios

One Response to Sustentabilidade das pequenas e médias para grandes

  1. Pingback: Lançada edição de 2012 do programa Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor « CitiBrasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: