Vendas no varejo têm fraco desempenho em outubro

As vendas no varejo mantiveram-se estáveis em outubro, abaixo das nossas expectativas e também das do mercado. O resultado foi negativamente impactado pelo desempenho das vendas de alimentos e bebidas, que contraíram durante o mês.

Segundo o IBGE, as vendas de alimentos nos supermercados reduziram 0,2% em outubro, enquanto as de vestuário encolheram 1,0% em relação ao mês anterior. As vendas de automóveis tiveram uma queda de 2,8%, enquanto os insumos para construção civil declinaram 0,1%. Por outro lado, os combustíveis aumentaram 0,6% e os móveis expandiram 1,1%.

O fraco desempenho das vendas no varejo em outubro sugere que o PIB do 4º trimestre não terá recuperação significativa em relação à estabilidade registrada no 3º trimestre. Até agora, nossa expectativa é de que o PIB terá crescimento de 0,4% em relação ao trimestre anterior, apoiada nas recentes medidas de estímulo à economia – taxa de juros reais mais baixa e impostos menores para alguns setores – que favorecem melhor desempenho dos indicadores de atividade nos próximos meses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: