Pagar o passado ou poupar para o futuro?

*Por Eduardo Forestieri

Todos nós temos a tendência de sermos imediatistas. Da mesma forma que queremos uma fórmula mágica para emagrecer, queremos comprar tudo o que vemos pela frente sem nos endividar. Para emagrecer, é preciso se privar de alguns alimentos, comer menos calorias do que se gasta. Para poupar, a lógica é a mesma: gastar menos do que se ganha. Esse é o tipo de regime necessário para manter vida longa em termos financeiros.

Há três formas de dividir o dinheiro: quando temos dívidas, estamos pagando um sonho que já vivemos; se pagamos à vista, estamos vivendo o presente; e quando estamos investindo, estamos pagando um sonho futuro. Se tivermos a real dimensão dessas três coisas, é mais fácil se planejar. Não é ruim ter dívidas, porque muitas vezes você precisa se alavancar para ter um carro, um imóvel. Mas precisa ter certeza de que aquela dívida cabe no seu bolso.

Cada pessoa é única, com características e qualidades individuais, todos com uma história de vida diferente. Por isso, o planejamento financeiro é um processo totalmente personalizado. Um jeito muito simples de começar é pegar 100 unidades monetárias e “carimbar” de acordo com as suas necessidades – 20 para saúde, 40 para casa, 10 para aposentadoria e assim por diante. Considere o que gosta de fazer hoje, como almoçar fora, por exemplo, e o que deseja fazer no futuro, como uma viagem. Divida o seu orçamento nessas unidades monetárias e aí já temos um princípio de planejamento financeiro (o planejamento completo envolve muito mais variáveis e falaremos disso nos próximos posts).

Em resumo, para fazer seu planejamento financeiro, em primeiro lugar você deve traçar o que você quer; depois, entender se aquilo realmente cabe no seu bolso; e, por fim, ter disciplina para executar seu plano. Se você tiver os três elementos e cumpri-los, com certeza vai atingir seus objetivos. E isso vale para a sua vida financeira, para a sua saúde, para o que você quiser.

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos e Distribuição de Investimentos do Citi Wealth Management

Os especialistas do Citi estão à disposição para responder as perguntas de nossos leitores. É só deixar sua dúvida nos comentários do blog. Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: