O brasileiro não costuma planejar sua vida financeira

*Por Eduardo Forestieri

Planejamento financeiro, para o brasileiro, é algo muito novo. Seja em função da cultura inflacionária, ou de uma taxa de juros muito alta que sempre remunera bem – sem que para isso ele precise correr tanto risco – o brasileiro não costuma pensar na sua vida financeira. Na verdade, essa é a cultura do latino em geral.

Nós nos preocupamos muito com a saúde, vamos periodicamente ao médico, fazemos exames, tomamos remédios, quando necessário. Mas não fazemos isso com a nossa vida financeira. Quem já parou para pensar em como vai se sustentar no futuro? Ou o que quer fazer com seu dinheiro? A nossa vida financeira também precisa de diagnóstico, e muitas vezes tratamento, para que possamos ter mais tranquilidade lá na frente.

Fazer planejamento financeiro nada mais é do que tratar o dinheiro para que ele trabalhe para você, para que o ajude a realizar os seus sonhos e para que você tenha mais qualidade de vida. E não se trata somente de investimentos. O planejamento financeiro envolve previdência, seguros, proteção patrimonial, planejamento tributário e fiscal, enfim, vários aspectos da vida financeira.

Nesta nova seção do nosso blog, especialistas do Citi irão comentar, toda semana, algum aspecto do planejamento financeiro – e também estarão à disposição para responder as perguntas dos nossos leitores. É só deixar sua pergunta nos comentários aqui do blog que ela será respondida nesta seção, nas próximas semanas. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Eduardo Forestieri, CFP®, Superintendente de Produtos e Distribuição de Investimentos do Citi Wealth Management

Todos os especialistas do Citi que responderem as perguntas desta seção são certificados com o CFP – Certified Financial Planner, concedido, no Brasil, pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: