Vendas no varejo devem crescer em setembro

Nesta quinta-feira teremos o resultado oficial das vendas no varejo em setembro, e nossa expectativa é de retomada de crescimento, provavelmente com uma expansão de cerca de 0,5% em relação ao mês anterior, e já considerando o ajuste sazonal.

Mesmo com o crescimento de setembro, se nossa previsão se mostrar correta, as vendas no varejo terão uma desaceleração no acumulado anual, caindo de 6,2% para 5,0%. Esse declínio se deve, principalmente, pelas medidas macroeconômicas tomadas a fim de conter a demanda.

Nesse cenário, devemos atualizar as previsões de crescimento do PIB no 3º trimestre e no ano de 2011, atualmente estimadas, respectivamente, em 0,3% e 3,3%, com viés para baixo.

Já na sexta-feira, será divulgado o IPCA de outubro, para o qual nossa previsão é de 0,42% em relação ao mês anterior. A queda na taxa de inflação mensal é parcialmente impulsionada pelo alívio transitório de aumento de preços em alimentos, vestuário e despesas pessoais. Apesar disso, não esperamos uma grande melhoria no núcleo da inflação, ou na inflação sobre os serviços, que continua oscilando na faixa dos 9%.

Nos últimos 12 meses, a inflação deverá cair de 7,3% (setembro) para 7,0% (outubro), como consequência de um cenário mais favorável para a comercialização dos preços das commodities. No entanto, continuamos a ver uma convergência lenta da inflação para o centro da meta (4,5%), devido a fatores domésticos como o mercado de trabalho apertado e aumento no salário mínimo.

Portanto, mantemos nossas previsões de inflação de 6,5% para 2011 e de 5,7% para 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: