IPCA-15 de outubro fica abaixo das expectativas

A inflação da primeira quinzena de outubro, medida pelo IPCA, ficou em 0,42%, abaixo do consenso do mercado (0,45%) . Alimentos, vestuário, transporte e despesas pessoais levaram a inflação para baixo neste mês. Apesar disso, o núcleo da inflação manteve-se relativamente alto em termos anualizados, em 6,2%, ainda apontando pressões generalizadas de preços na economia.

A inflação acumulada em 12 meses caiu para 7,1% (de 7,3% em setembro) e deverá seguir em tendência declinante nos próximos meses, influenciada por um efeito de base favorável. No resultado mensal, a inflação dos alimentos ficou em 0,5% (foi 0,7% no mês anterior) e esperamos nova desaceleração até o final do mês, de acordo com nossas pesquisas de preços.

A diferença em relação à nossa previsão (0,47%) foi explicada principalmente por uma desaceleração inesperada em vestuário de 1,0% para 0,4% e despesas pessoais de 0,5% para 0,2%, apesar da sazonalidade desfavorável deste mês.

No geral, a inflação não tem mostrado uma melhora significativa até agora. O resultado desfavorável deste ano está relacionado à demanda doméstica robusta, ao mercado de trabalho apertado e à elevada inércia.

Mantemos a nossa previsão de inflação, de acordo com o IPCA, de 6,5% para 2011 e de 5,7% para 2012, numa convergência lenta para o ponto médio da meta, que é de 4,5%. Por outro lado, os riscos de a inflação ultrapassar o limite superior da meta (6,5%) neste ano caíram um pouco, após a recente apreciação do real e os cortes de impostos (Cide) na gasolina.

Anúncios

One Response to IPCA-15 de outubro fica abaixo das expectativas

  1. “QUE INSPIRA A MINHA VIDA”É SABER QUE NÃO EXISTE CRISE!QUANDO SE VÊ HOMENS & MERCADOS SUSTENTÁVEIS”.E BOA VONTADE!!NO EXERCÍCIO DO BEM COMUM”.NÃO HÁ CRISE”.E SIM POSSIBILIDADES DE SER MELHOR SEMPRE”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: