Resultado fiscal em agosto vem abaixo do esperado

O resultado fiscal do setor público, em agosto, ficou em R$ 4,6 bilhões, abaixo do consenso do mercado e também da nossa expectativa. As receitas do governo surpreenderam pelo lado negativo. O enfraquecimento em relação ao mês anterior explica-se principalmente pela sazonalidade e pela ausência de receitas extraordinárias. No entanto, os riscos para a execução da meta fiscal de 2011 (3,15% do PIB) permanecem baixos, devido ao alto superávit fiscal acumulado de janeiro a agosto.

Os gastos públicos continuam crescendo, em ritmo suave, apoiando a política fiscal mais austera. Olhando para o futuro, esperamos alguma reversão na política fiscal, já que o investimento público deve acelerar. Além disso, o fim do efeito positivo da capitalização da Petrobras deve fazer com que o elevado superávit acumulado em 12 meses em 3,8% do PIB caia a partir do próximo mês.

Nos últimos 12 meses, o superávit primário continua em 3,8% do PIB, enquanto o déficit nominal, em agosto, foi de 2,1% do PIB (era de 1,9% em julho). A relação dívida pública líquida/PIB ficou em 39,2%.

No acumulado do ano, o superávit primário chegou a R$ 96,4 bilhões, ou 3,7% do PIB. O elevado superávit primário deste ano reflete um forte aumento das receitas públicas, juntamente com uma desaceleração do crescimento das despesas. Em agosto, as receitas do governo central caíram 2% na comparação anual , em termos reais, após o crescimento de 21% em julho. De janeiro a agosto de 2011, as receitas públicas aumentaram 11,5%, ano contra ano, em termos reais.

O crescimento das despesas públicas se mantém relativamente bem comportado, em 1% ano contra ano em agosto, e em 3,8% de janeiro a agosto, também considerando a média intraanual. Em 2010, no mesmo período, o crescimento das despesas públicas foi de 11,8%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: