Vendas no varejo têm bom desempenho, mas não evitam desaceleração

As vendas no varejo confirmaram o forte desempenho de julho, sugerindo uma recuperação no indicador de atividade do Banco Central (IBC-BR) em cerca de 0,5% em relação ao mês anterior. De acordo com o IBGE, as vendas no varejo cresceram 1,4% em julho, acima da expectativa do consenso, que girava em torno de 1%. O índice foi impulsionado pela forte expansão nas vendas de móveis e supermercados. Ainda em julho, as vendas de automóveis cresceram 0,9% e materiais de construção civil tiveram expansão de 0,6%.

Mantemos nossa posição de crescimento do PIB de 0,7% no 3º trimestre, em relação ao trimestre anterior, apoiando a visão de que a economia brasileira enfrenta atualmente uma desaceleração gradual. Esse movimento deve persistir no 4º trimestre, refletindo menores melhorias nos mercados de trabalho e de crédito, bem como na confiança dos consumidores.

A taxa de desemprego interrompeu sua trajetória de queda iniciada em novembro de 2010, mantendo-se em 6,0%, seu menor nível, mas não dá sinais de que cairá ainda mais. Além disso, o crescimento do crédito desacelerou de 20,6%, em dezembro de 2010, para 19,8% em julho de 2011, refletindo não somente os aumentos da taxa Selic no primeiro semestre deste ano como também o impacto das medidas macroprudenciais adotadas em dezembro de 2010.

Esses fatores, juntamente com a recente intensificação da turbulência global, têm interferido na confiança do consumidor que, segundo a FGV, baixou de 126,2, em novembro de 2010, para 117,3, em agosto de 2011, reforçando ainda mais nossa visão de que a desaceleração do crescimento econômico não deverá se encerrrar no 3º trimestre.

Nossa previsão de crescimento do PIB para 2011 se mantém nos 3,7%, acelerando para 4,0% em 2012 (posição reforçada pela última decisão do Copom, que reduziu em 0,5 ponto a taxa Selic e, com isso, iniciou um ciclo de flexibilização).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: