Alimentos elevam inflação. Selic deve se manter em 12,50%

O índice de preços ao consumidor em São Paulo aumentou 0,33% na primeira prévia de agosto, refletindo um ligeiro aumento (foi 0,30% em julho), em linha com o consenso de mercado. De acordo com o Instituto Fipe, o aumento sazonal dos alimentos (principalmente carnes e arroz) está puxando o índice para cima.

Acreditamos que o IPC-A de agosto tenha um leve aumento, refletindo a subida dos preços dos alimentos, mas a inflação deverá se manter baixa por conta do declínio no preço das commodities, observado nos últimos meses.

Segundo o relatório Focus da semana passada, o mercado baixou a expectativa da taxa Selic de 12,75% para 12,50%, o que significa que não haveria mais nenhum aumento neste ano. Na verdade, o mercado espera manter a Selic nesse nível até o final de 2012. As expectativas para crescimento do PIB caíram ligeiramente de 3,96% para 3,94%, enquanto a inflação permanece acima da meta: 6,28% para 2011 e 5,27% para 2012.

Embora a inflação continue sendo um desafio, o mercado mudou suas expectativas de política monetária nas últimas semanas, refletindo a maior deterioração do cenário internacional. Assim, também acreditamos que a taxa Selic vai se manter em 12,50% até o final de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: