Superávit primário é de 3,3% do PIB nos últimos 12 meses

O resultado fiscal em maio foi melhor do que o esperado pelo consenso de mercado. O superávit primário acumulado nos últimos 12 meses ficou acima da meta fiscal (2,9% do PIB), chegando a 3,3% do PIB. A melhoria da política fiscal reflete desaceleração nos gastos públicos e manutenção de aumento significativo nas receitas do governo.

No geral, os resultados deste ano apontam para o cumprimento da meta fiscal. Portanto, mantemos a nossa previsão de superávit primário de 2,9% do PIB para 2011. No entanto, não vemos a manutenção do excedente primário elevado durante todo o ano, e reconhecemos o aumento dos riscos para 2012.

Nos últimos 12 meses, o superávit primário aumentou de 3,1% (abril) para 3,3% (maio), enquanto o déficit nominal foi de 2,4% do PIB (contra 2,5% do mês anterior). A relação dívida pública/PIB permaneceu estável em 39,8%. O crescimento da receita manteve-se forte, em 9% ano a ano, de janeiro a maio de 2011, em termos reais. O crescimento da despesa pública está relativamente baixo, sendo de 2,6%, no mesmo período de comparação.

Olhando para a frente, o aumento das receitas deve desacelerar, na sequência do abrandamento econômico esperado. Enquanto isso, a despesa pública tende a acelerar, após o esforço dos últimos meses, a fim de garantir o cumprimento da meta.

Nossa principal fonte de preocupação está associada ao potencial aumento de gastos públicos em 2012. Uma importante fonte de pressão deve vir de salários e aopsentadorias do setor público, impactado pelo aumento elevado esperado para o salário mínimo. Além disso, os investimentos devem acelerar para atender às exigências da Copa do Mundo de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: