Energy Day atrai clientes do setor de petróleo e gás

No dia 17 de maio, reunimos no hotel Sofitel, no Rio de Janeiro (RJ), representantes de clientes do segmento de petróleo e gás para um dia inteiro de discussões sobre oportunidades neste mercado, conduzidas por especialistas do Citi do Brasil e dos Estados Unidos e outras autoridades no assunto. Entre os palestrantes, estavam Michael Roberts, head global do Corporate Banking (Citi); Antonio Carlos Pinto, gerente do projeto Pré-sal (Petrobras); Stephen Trauber, vice chairman do setor de Energia (Citi); Murilo Marroquim, do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP); Priscila Branquino das Dores, head do departamento de Petróleo e Gás (BNDES); entre muitos outros.

Durante o dia, foram mais de dez apresentações, mostrando o cenário atual brasileiro, as oportunidades de exploração do pré-sal, a necessidade de investimentos e soluções diferenciadas para financiar esses recursos. “Nosso objetivo foi reunir clientes e especialistas do setor para avaliarmos as oportunidades desse mercado, os riscos e alternativas para levantar recursos”, disse Michael Roberts. “Estamos muito engajados nesta indústria, que é uma das mais importantes para a economia global.”

Antonio Carlos Pinto, da Petrobras, lembrou que a empresa tem participação em 24% da área total do pré-sal; 4% pertencem a outras empresas; e 72% dessa área ainda não entraram em licitação. “O índice de sucesso das explorações é alto e hoje temos know-how para viabilizar o pré-sal. O primeiro poço de petróleo na área levou 15 meses para ser perfurado; hoje fazemos isso em 17 dias”, lembrou Antonio Carlos.

Muitas das apresentações concentraram-se na parte técnica para investir nesse mercado: como levantar recursos, alternativas de financiamento, riscos a serem considerados, fluxos de caixa, desempenho das empresas do setor no mercado de capitais e uma série de outros conceitos importantes para quem deseja atuar nesse segmento.

As reservas comprovadas na região do Pré-sal são de 1,1 bilhão de barris e a próxima licitação deve acontecer ainda neste ano. Motivos suficientes para se buscar mais conhecimento sobre o assunto.

Crédito da foto: Petrobras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: