Menor taxa de desemprego desde novembro

A taxa de desemprego subiu para 6,5% em março (foi 6,4% em fevereiro); mesmo assim, o resultado ficou abaixo das expectativas de mercado, que era de 6,7%, e reflete um aumento do emprego em meio a uma força de trabalho relativamente estável (aumento de 0,4% em março). Com o ajuste sazonal, a taxa de desemprego caiu para 6,1%, o nível mais baixo desde novembro de 2010 (6%).

Por outro lado, a criação de empregos formais desacelerou em março. Segundo o Ministério do Trabalho, houve aumento de 93 mil vagas no emprego formal em termos dessazonalizados. Este valor está bem abaixo das 270 mil vagas criadas em janeiro, e das 180 mil de fevereiro. No entanto, considerando a média móvel de três meses, concluímos que o mercado de trabalho formal ainda está criando vagas suficientes para levar a uma queda na taxa de desemprego.

Os salários reais também retomaram a tendência ascendente, depois de quatro quedas consecutivas (de novembro de 2010 a fevereiro de 2011). De acordo com nossas estimativas, os salários reais aumentaram 0,6% em março, alcançando um crescimento intraanual de 3,8%. Vale ressaltar que esse aumento dos salários ocorreu mesmo com a alta inflação mensal (0,79%, de acordo com o IPCA). Por conta disso, o mercado de trabalho deve continuar a exercer pressões ascendentes sobre a inflação.

Já segundo a FGV, a segunda prévia do IGP-M de abril é de 0,55%, em linha com as expectativas do mercado. Os preços no atacado aumentaram 0,51%, enquanto o IPCA ficou em 0,65%. O destaque ficou para a desaceleração dos preços do atacado de produtos agrícolas (0,54% em abril, contra 1,26% em março). Isso indica uma desaceleração dos preços dos alimentos para o consumidor a curto prazo, o que deverá contribuir para a redução da taxa da inflação em maio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: