Banco Central admite inflação maior e PIB menor em 2011

O Relatório de Inflação do Banco Central, divulgado ontem, admite que a convergência da taxa de inflação para o ponto central da meta (4,5%) vai levar mais tempo do que o previsto. O relatório aumentou a previsão de inflação e reduziu a previsão de crescimento do PIB para 2011, mas manteve relativamente inalterados os números para 2012.

Pela primeira vez, o Banco Central admitiu que as atuais taxas de inflação refletem, em parte, “um choque de oferta extraordinário” que deve continuar pressionando os preços para cima. Por isso, o BC acredita que a convergência da inflação para o ponto central da meta (4,5%) vai acontecer somente em 2012. Em 2011, a previsão de inflação subiu para 5,6%; em 2012, deverá ser de 4,6%.

A estimativa de crescimento do PIB, de acordo com o relatório do BC, caiu de 4,5% para 4,0% para o ano de 2011, convergindo para a estimativa de consenso do mercado.

Apesar do aumento significativo nas projeções de inflação de curto prazo, o Banco Central afirmou que o balanço de riscos de inflação evoluiu positivamente desde o último relatório, por conta da desaceleração da atividade econômica. Além disso, o relatório indica que dois terços do recente choque no preço das commodities já foram incorporados à inflação medida pelo IPCA  no ano passado.

Mesmo com essa demonstração de tolerância por parte do Banco Central em relação às metas de inflação, acreditamos que o Copom ainda deve implementar duas subidas de 50 pontos na taxa Selic, levando-a para 12,75%. No entanto, a probabilidade de termos uma alta de 50 pontos, seguida por outra de 25 pontos, aumentou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: