Taxa de desemprego cresce pelo quarto mês consecutivo

A taxa de desemprego subiu para 6,4% em fevereiro (era 6,1% em janeiro), significando um ligeiro declínio considerando o ajuste sazonal. O resultado ficou entre a nossa expectativa (6,5%) e a do mercado (6,3%). Essa queda representa uma reversão na tendência ascendente da taxa de desemprego verificada desde novembro de 2010, quando registrou seu valor mais baixo da série histórica (6,0%).

Apesar da forte expansão em fevereiro, a força de trabalho continua a crescer abaixo do seu ritmo histórico (1,8% ao ano), o que ajuda a manter a taxa de desemprego baixa. Desde setembro de 2010, o crescimento da força de trabalho vem desacelerando (foi de 1,3% em fevereiro, comparada aos últimos 12 meses). Um dos fatores que explica esse resultado é a desaceleração do crescimento da população em idade ativa: o ritmo histórico de crescimento é de 1,6% ao ano, mas em fevereiro de 2011 ficou em 1,3%.

Apesar dos sinais de fortalecimento do mercado de trabalho, a pesquisa de fevereiro mostrou uma queda no salário real de 1,2% em relação ao mês anterior. Esse é o quarto mês consecutivo em que o salário real não sobe, passando de um crescimento anual de 6,5% (outubro de 2010) para 3,7% (fevereiro de 2011).

Mesmo assim, o salário real está crescendo acima da produtividade (2%, em fevereiro), indicando pressões inflacionárias à frente. Acreditamos que a aceleração da inflação, no 4º trimestre de 2010, tenha sido a principal explicação para o pior desempenho dos salários reais. No entanto, como também houve queda do crescimento anual dos salários nominais (de 12,3%, em outubro, para 10,1%, em fevereiro), reconhecemos que a inflação acima do esperado não é a única responsável pela menor expansão dos salários reais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: