Fundos imobiliários oferecem vantagens aos investidores

Os fundos de investimento imobiliário vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro por trazerem benefícios para o investidor pessoa física como, por exemplo, a possibilidade de isenção do Imposto de Renda na distribuição de rendimentos ao quotista.

No Brasil desde 1994, esses fundos reúnem recursos para financiar empreendimentos imobiliários. São constituídos sob a forma de condomínio fechado, em que o resgate de cotas não é permitido, mas o investidor pode negociá-las no mercado segundário (BM&F Bovespa). Os cotistas do fundo recebem os rendimentos provenientes do aluguel do imóvel ou arrendamento da propriedade, creditados diretamente em conta corrente.

Investir nesses fundos pode ser mais simples — e muitas vezes mais rentável — do que investir diretamente na compra de um imóvel. Os investimentos em fundos contam com o suporte de contratos estruturados, administração profissional e diversificação de carteira, além de diluir muito os riscos de vacância do imóvel.

Como cotista, o investidor tem acesso a grandes empreendimentos, nos quais geralmente não conseguiria investir sozinho, e tudo isso sem se preocupar com procedimentos como análise e custos relacionados à documentação do imóvel.

Outro grande benefício dos fundos de investimento imobiliário, para a pessoa física, é que esses rendimentos provenientes dos aluguéis não são sujeitos à tributação do Imposto de Renda. No caso dos ganhos de capital que o cotista obtiver na venda de suas cotas de um fundo imobiliário no mercado secundário, haverá tributação de IR de 20%* sobre os ganhos, regra válida tanto para o investidor pessoa física (PF), assim como para pessoa jurídica (PJ).

(*) O cliente deverá recolher DARF referente ao montante tributado
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: